Novo Mercedes-Benz SLS AMG GT3

Coincidindo com o lançamento no mercado do SLS AMG, a Mercedes-AMG apresenta a sua variante para competição – o SLS AMG GT3. Esta destaca-se pelo seu espectacular design e tecnologia proveniente do desporto automóvel. Desenvolvido para corresponder às especificações GT3 da FIA (Federação Internacional do Automóvel), o SLS AMG GT3 foi concebido como carro de competição para clientes que pretendem participar em provas de velocidade e corridas de longa distância.

O novo SLS AMG GT3 é a confirmação do envolvimento da AMG no desporto automóvel. Desde a sua constituição em 1967, a AMG tem sido pioneira no mundo do desporto automóvel. A nova versão de competição foi desenvolvida e construída pela AMG em estreita colaboração com a HWA AG, empresa responsável pela equipa de corridas da DTM e da Mercedes-Benz Motorsports.

Carro de competição e performance de topo

O design purista e os contornos deste modelo Asas de Gaivota estão enaltecidos pelas específicas modificações na carroçaria. Os novos componentes, na maioria feitos em fibra de carbono, são um inconfundível testemunho da notável performance na pista de competição e do seu alargado desenvolvimento aerodinâmico.

Entre as várias modificações no GT3, destaque para a saia dianteira com entradas de ar de maior dimensão. A abertura por baixo da grelha do radiador e uma perfil transversal no formato de asa fornecem ar ao radiador do óleo do motor e aos discos de travões. As duas tomadas de ar por baixo dos faróis Bi-Xenon colocados na vertical apresentam a mesma função.

Os guarda-lamas dianteiros e traseiros foram alargados para proporcionar espaço aos pneus de competição. Com uma largura de 1.990 mm, a carroçaria do GT3 é 50 mm mais larga que a do SLS AMG. As novas saias laterais dispõem ainda de aberturas para o arrefecimento dos travões traseiros.

Saia traseira de grande dimensão em fibra de carbono

Sobre a tampa da mala está montado um largo spolier em fibra de carbono, com múltiplos ajustes que permitem uma perfeita afinação a cada tipo de pista. A nova saia traseira apresenta duas aberturas que se destinam a ventilar as cavas das rodas traseiras. O difusor traseiro em fibra de carbono eleva-se gradualmente na zona do eixo traseiro, gerando a força descendente. O conceito geral de aerodinâmica do SLS AMG GT3 foi aperfeiçoado e concluído em extensivos testes no túnel de vento e em pistas de competição.

Caixa de competição de seis velocidades com comando sequencial

No SLS AMG GT3 a potência é transferida pela caixa sequencial de seis velocidades. A construção compacta desta transmissão é uma vantagem importante, até porque a versão GT3 tem uma menor distância ao solo que o modelo de série. O condutor engrena as velocidades através das duas teclas de selecção integradas no volante.

A transmissão encontra-se montada directamente no eixo traseiro e está ligada ao motor através de um tubo rígido de flexão e torção. Isto apresenta importantes vantagens em relação ao comportamento dinâmico, uma vez que esta solução permite uma maior rigidez estrutural.

Em conjunto com o sistema de controlo da tracção, o bloqueio do diferencial multi-disco integrado na transmissão assegura uma aceleração impressionante. O veio de transmissão roda à mesma velocidade do motor, no interior do tubo de torção. Tal como no modelo de série, bem como nos modelos Mercedes-Benz Classe C da DTM, o veio é feito de fibra de carbono.

Conforme as normas FIA GT3, o motor AMG V8 de 6,3 litros é praticamente idêntico ao do modelo de produção em série. Graças ao seu menor peso, o GT3 melhora a sua  aceleração podendo a sua velocidade máxima exceder os 300 km/h.

Sistema de travões AMG

O sistema de travões AMG assegura distâncias de travagem extremamente curtas, excelente resistência ao desgaste e grande sensibilidade. A tecnologia de materiais compostos, desenvolvida e comprovada nas pistas, é utilizada para todos os discos de travões. Neste sistema, os discos em ferro estão montados numa estrutura de alumínio em forma de tambor com ligações em aço inoxidável. Esta sofisticada tecnologia permite uma excelente dissipação do calor e, por conseguinte, uma notável resistência ao desgaste. O SLS AMG GT3 também dispõe de condutas de refrigeração com configuração optimizada: as tomadas de ar para as rodas dianteiras e traseiras permitem o arrefecimento dos discos de travões.

As jantes de liga leve AMG, de 12 x 18” à frente e 13 x 18” atrás, estão equipadas com pneus de competição da dimensão 287 x 682 mm (à frente) e 315 x 708 mm (atrás). Consoante as condições climáticas são utilizados pneus slick, sem sulcos, intermédios ou pneus para a chuva. O design clássico das jantes multi-raiadas ajuda a ventilação do sistema de travagem.

Interior com bancos e volante de competição

Ao abrir as portas do SLS AMG GT3 somos imediatamente envolvidos pelo interior e pela atmosfera de um carro de competição. O condutor está sentado num banco de corrida, estando a sua segurança assegurada pelo cinto de segurança de seis pontos e o sistema HANS (Head and Neck Support). A estrutura de protecção em caso de capotamento, em aço, além de oferecer uma segurança adicional, também reforça a estrutura de alumínio garantido maior rigidez à viatura.

O volante de competição, com um diâmetro de 330 mm, permite um perfeito domínio do veículo. Graças à abertura na secção de cima do aro do volante, o condutor tem sempre uma visão clara do display central, mantendo-o informado em relação aos mais importantes parâmetros como a velocidade, rotações do motor, temperatura operacional, tempo de cada volta e velocidade seleccionada. Na consola central estão integrados outros comandos como, por exemplo, a função arranque e paragem para o motor AMG V8, o sistema de controlo da tracção, a marcha-atrás e, em caso de uma situação crítica, o sistema integrado de extinção de fogo.

A entrega dos primeiros modelos está prevista para o início da Primavera 2011. O novo SLS AMG GT3 foi desenvolvido para cumprir as normas internacionais de competição FIA GT3, podendo participar em todas as provas de competição que, naturalmente, incluem as prestigiadas corridas de 24h em Spa-Francorchamps (Bélgica) ou Nürburgring. O SLS AMG GT3 poderá ser encomendado a partir do Outono de 2010.

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